O Virtual WiFi é um programa cujo objetivo é auxiliar os usuários a conectarem-se com múltiplas redes sem fio (Wi-Fi padrão ou IEEE 802.11) com apenas um adaptador de rede para este tipo de conexão. O programa não possui um limite máximo de número de conexões, sendo limitado apenas com relação a quantidade delas que estiverem disponíveis no local de acesso.
Para que isso serve?
Algumas das utilidades de se instalar o Virtual WiFi estão relacionadas no processo de montar conexões ad hoc, por exemplo. Ele também pode ajudar no compartilhamento de conexão, tendo em vista que várias pessoas podem se conectar a uma rede e usar seu próprio dispositivo Wi-Fi para se tornar um ponto de acesso, ou seja, é possível criar uma rede Wi-Fi com adaptadores virtuais.
O mecanismo que possibilita o Virtual WiFi ou VWiFi no Windows 7 já é um processo integrado com o sistema operacional. Entretanto, este programa serve para que você possa utilizar esta funcionalidade nas versões anteriores do Windows. Essa versão ainda é um protótipo e pode não apresentar o funcionamento adequado sempre.
Como funciona?
O Virtual WiFi funciona criando múltiplos adaptadores virtuais, cada um conectado na rede wireless desejada. O programa utiliza um processo de “hopping” para alternar a placa wireless entre as diferentes redes. Hopping, em poucas palavras seria um esquema de modulação que utiliza uma portadora de banda estreita alterando a freqüência segundo um padrão conhecido pelo transmissor e pelo receptor para que eles mantenham um canal lógico.
Dessa forma, as aplicações podem alternar entre as redes, o que traz a impressão de que seu computador está conectado a múltiplas redes simultaneamente. Essa forma de conexão ainda não é muito difundida entre os usuários porque não possui suporte adequado de drivers
Nenhum comentário:
Postar um comentário